Cidadania Italiana
Guia completo da cidadania italiana
Quem pode tirar cidadania italiana?
Toda pessoa com ao menos um antepassado italiano que consiga comprovar sua origem italiana possui direito de sangue à cidadania, legalmente chamado de jus sanguinis.
A cidadania italiana não possui limite de geração, então não importa qual seu ascendente italiano, desde que você consiga os documentos para provar ao Estado Italiano o seu parentesco, poderá obter a cidadania italiana.
É possível adquirir sua cidadania por linha materna ou paterna, ainda que o procedimento mude de uma para a outra.
A primeira coisa a ser feita é descobrir se na sua linhagem existiu alguém de origem italiana. Converse com as pessoas mais velhas da sua família para descobrir tudo o que puder sobre a sua árvore genealógica.
Se você teve um antepassado italiano então é praticamente certo que poderá reconhecer a sua cidadania.
A única coisa que te impedirá de obter a cidadania italiana será o caso do seu parente ter se naturalizado brasileiro e renunciado à cidadania italiana, mas isso é algo bastante raro.
Ainda que não seja possível obter muitas informações através dos familiares, você poderá através do seu sobrenome descobrir se ele pertence a uma região da Itália.
Como saber se tenho direito à Cidadania Italiana?
MAIUSCOLE
Como fazer a Cidadania Italiana passo a passo?
I- Para reconhecer sua cidadania italiana o primeiro passo é descobrir de qual região era seu antepassado, caso ninguém da sua família tenha essa informação. Não se preocupe, através de uma Pesquisa Genealógica é possível pesquisar a região do nascimento do seu antepassado. Você pode começar fazendo a sua Árvore Genealógica para reunir todas as informações que tiver da sua família.
Para fazer download no nosso modelo,
II- Depois de encontrar o documento do seu antepassado é preciso fazer o pedido dele diretamente à igreja ou ao Comune italiano, ou pedir para algum profissional buscar o documento italiano para você.
III- Com o documento em mãos você precisará confirmar se todas as informações dos documentos de registro civil do seu antepassado até você, estão corretas. Essa parte pode dar um pouco de trabalho, mas é importante garantir que tudo esteja correto para o seu processo de cidadania.
IV- Se os nomes ou sobrenomes, datas, idades e locais de nascimento estiverem com qualquer divergência entre os documentos, o mais seguro é que você faça a retificação deles.
Retificar seus documentos significa corrigi-los junto aos Órgãos Responsáveis para que todas as informações estejam alinhadas e comprovem seu direito à cidadania italiana.
A retificação pode ser feita extrajudicial ou judicialmente.
V- Com todos os dados corretos você deverá traduzir seus documentos brasileiros para o italiano por um tradutor juramentado.
VI- Depois da tradução é necessário fazer a legalização dos documentos para que eles tenham validade na Itália ou no consulado italiano (essa legalização, atualmente, é feita através de apostilamento nos cartórios).*
VI- O próximo passo é apresentar todos os documentos no seu local de residência e reconhecer sua cidadania.
Para quem mora no Brasil ou em outro país, que não a Itália, o pedido será feito através do consulado italiano responsável pelo local.
Para quem vive na Itália, basta apresentar os documentos para o Stato Civile do Comune (que é a prefeitura) da cidade onde você reside.
* No caso de pedidos de cidadania no Brasil, os Consulados Italianos podem pediir a tradução para o italiano somente dos documentos de registro civil dos requerentes.
Para pedidos de cidadania na Itália todos os documentos brasileiros deverão ser traduzidos para o Italiano.
Todas as certidões de nascimento, casamento e óbito do seu antepassado italiano, além da certidão negativa de naturalização dele. Todas as certidões de nascimento, casamento e ótimo das gerações seguintes até você. Elas deverão ser de Inteiro Teor de verão ser traduzidas para o italiano por um tradutor juramentado.
Por exemplo, suponhamos que seu bisavô por linha paterna seja italiano.
Você precisará do documento de nascimento ou batismo comprovando a origem italiana dele, o casamento e óbito, o mesmo para o filho dele (seu avô ou sua avó), para seu pai. Sua certidão de nascimento e casamento, caso você seja casado.
* Em caso de divórcio para alguma das partes do processo o documento também deverá ser incluso.
Quais documentos preciso para a cidadania italiana?
Cidadania Italiana: Tirar na Itália ou no Brasil?
Os passos e documentos serão praticamente os mesmos para ambas formas de solicitar a cidadania. A diferença são as regras para pedido em um ou outro lugar. Os valores gastos também serão diferentes para pedidos na Itália e no Brasil.
Para pedidos pela Itália você precisará comprovar residência no país.
I- Cumprindo com esse requisito você deverá se apresentar no Comune italiano, da cidade onde você possui residência, no Ufficio Stato Civile com os documentos em mãos e Requerer la Cittadinanza Italiana para o Ufficiale responsável.
II- Assim que o Oficial receber os documentos te dará um prazo para confirmar se está tudo de acordo com as normas. Provavelmente alguns dias depois te informará o resultado da análise e se tudo estiver correto seu processo de cidadania começará. Até que fique pronto você terá uma permissão de residir na Itália que deve ser requerida junto a Questura da cidade.
III- O processo pode levar de um mês até quase um ano em casos mais extremos e por lei você deve permanecer na Itália até que tudo termine.
IV- Ao fim do processo você poderá pedir seus documentos italianos e seu passaporte europeu.
Como fazer a Cidadania Italiana na Itália?
Como requerer a Cidadania Italiana no Brasil?
I- Para pedir a cidadania italiana no Brasil será preciso preencher um formulário e enviar um pedido de agendamento para o Consulado Italiano respectivo à região onde você vive. Após enviar sua solicitação você entrará em uma fila de espera quando houver.
* Confira a lista dos Consulados Italianos no Brasil aqui.
II- Dependendo da região a fila de espera pode ser de até 12 anos, como é o caso de São Paulo hoje. Nos outros estados a fila de espera é menor, e alguns nem fila possuem.
III- Nos casos de cidades com tempo de espera, você precisará acompanhar o site para saber quando deverá levar seus documentos para avaliação, pois não será notificado à você.
IV- Para as cidades sem espera basta esperar a data agendada pelo site do Consulado.
V- Você deverá levar todos os documentos referentes ao processo até o consulado que avaliará e em alguns dias dará a resposta se será preciso algo a mais.
VI- Alguns meses depois o seu processo estará pronto e você poderá pedir seus documentos e passaporte italiano.
Depende. É muito difícil estipular um valor médio já que cada caso envolverá um tipo e quantidade de trabalhos diferentes, e cada profissional pratica um valor. A cidadania pode ser feita de diversas formas, por linha materna cujo filho nascido até 1948 o processo deverá ser judiciário na Itália, para linha paterna poderá ser no Brasil ou Itália.
Para processos que envolvam Pesquisa Genealógica o tempo de preparo dos documentos será maior. Quanto maior a quantidade de gerações até o antepassado italiano, maior a quantidade de documentos, traduções e retificações, consequentemente o preço aumenta. Se o pedido de cidadania for para mais de uma pessoa da família, poderá ser dividido entre todas as partes e consequentemente mais barato para cada pessoa.
Quanto custa fazer a Cidadania Italiana?
Quais as vantagens da cidadania italiana?
Quem possui cidadania europeia tem o direito a livre circulação dentro da Europa. Isso significa que você poderá morar, estudar e trabalhar em qualquer dos países da EU sem precisar de um visto para isso.
A União Europeia possui vários programas de bolsas de estudo e financiamento de projetos para ajudar o desenvolvimento interno dos seus países e cidadãos. Sendo um cidadão europeu você terá acesso à essas facilidades.
Também a entrada e permanência em outros países como por exemplo, a Austrália e Estados Unidos se torna muito mais fácil para alguém com um passaporte da União Europeia.